A seleção brasileira faz seu último amistoso antes da Copa, hoje, às 17h, contra a Irlanda. A convocação de Dunga para este jogo me diz que as chances de Ronaldinho Gaúcho ir à África do Sul são mínimas. Apesar de ter recuperado parte de seu brilhante futebol, o meia parece não estar empolgando nosso Comandante. Ronaldinho ainda está longe de ser o craque que vimos no Barcelona, mas suas atuações nos últimos três meses melhoraram muito. Hoje, na Folha de São Paulo, saiu uma matéria afirmando que os jogadores não querem Ronaldinho no grupo que vai à Copa. Vejo isto como um ato de defesa do próprio grupo, porque, se Dunga convocar o Gaúcho, alguém terá que ceder seu lugar.
Particularmente, eu levaria o Ronaldinho. É claro que antes seria preciso uma conversa pra fazê-lo entender que não seria o titular e, se quisesse ajudar no banco de reservas, seria muito bem-vindo. Um jogador com o talento do Gaúcho pode decidir uma partida. Pode decidir um Mundial. Se o Kaká se machuca, vamos esperar que o Júlio Baptista resolva a Copa pra gente?
O grupo que eu mandaria à Copa é exatamente o que está na Inglaterra, exceto por Luís Fabiano no lugar do Grafite e Ronaldinho no de Kléberson. Agora só nos resta esperar pela convocação final em maio e ... torcer!!!


Fala, Renatão! Vou inaugurar a seção de comentários discordando de você... :-) Sinceramente, não acho que este seja o grupo ideal para representar nossa seleção. Como já disseram na mídia, acho que o Dunga está levando muitos jogadores nota 4,3 em vez de outros de média 8,5. A insistência em jogadores medíocres, principalmente no meio de campo, como Josué, Gilberto Silva, Elano, Felipe Melo, entre outros, demonstra que o treinador não está interessado no talento de jogadores como Diego, Marcelo, Anderson, Pato e, obviamente, Ronaldinho Gaúcho, entre outros, só para ficar nos que atuam fora do Brasil.
ResponderExcluirResgatando a máxima segundo a qual "futebol é momento", fica ainda mais difícil entender a preferência de Dunga por alguns jogadores que sequer são titulares hoje em seus times e sua resistência em ousar, dando chance a uma ou outra revelação do Brasileirão ou dos regionais.
O estilo de jogo da seleção, que já vinha sendo "europeizado", acaba estacionando de vez, principalmente pela falta de experiência de um treinador que se revela adepto do chamado "futebol de resultados", como se para isso precisássemos abrir mão do talento, irreverência e alegria presentes no futebol de um Ronaldinho Gaúcho, por exemplo.
Acho até que, mesmo com esse elenco limitado, teremos boas chances na copa, um pouco por causa da falta de adversários de nível. Ainda tenho esperança de que alguma coisa mude até a copa mas, como você bem disse, só nos resta esperar e torcer, seja qual for a equipe final.
Abraço e parabéns pelo blog,