Sabem como é ficar a vida toda afirmando que futebol americano é legal? Que baseball é muito maneiro, apesar de ter regras bem complicadas? Sabem como é ter uma mulher que reclama que vejo tudo que é jogo na TV? Pois é, decidi criar esse espaço para compartilhar minhas paixões esportivas com vocês. Acredito que possa encontrar outros iguais a mim.

14 de março de 2010

Nova F1 - Poucas emoções

Parece que não bastaram as mudanças que a FIA fez nas regras para essa nova temporada. Parece que não bastaram termos 4 campeões mundiais na pista. Parece que não bastaram a esperança de Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti tentando passar emoção na transmissão da corrida. A F1 continua chaaaaata. Ultrapassagens somente na largada e depois, com o problema mecânico na RBR de Vettel.

Analisando a corrida, não entendi a largada de Massa. Apesar de sair no lado sujo da pista, fez o correto ao fechar a passagem de Alonso. Mas logo em seguida voltou a colocar o carro por dentro, permitindo ao espanhol se lançar por fora e ficar com a preferência na segunda perna da curva. Ali, Felipe perdeu a chance da vitória. O problema mecânico do Vettel foi uma pena. Esse alemão pilota muito e ganharia sem dificuldade. A maneira que resistiu ao ataque do Rosberg nas últimas voltas foi impressionante. Com um carro virando 1,5 segundos acima do finlândes, foi capaz de segurar a quarta posição. Um prêmio de consolação para esse grande piloto.

A vitória de Alonso na sua estreia na Ferrari e o segundo lugar de Massa, mostra que os carros de Maranello vão brigar pelo título. Hamilton herdou o terceiro lugar. A McLaren parece ainda que tem muito trabalho a fazer. Michael Schumacher em seu retorno chegou em sexto. O heptacampeão disse que precisa de 3 a 4 corridas para se adaptar novamente. Vamos conferir...

2 de março de 2010

Dois tempos distintos

O último teste da seleção brasileira antes da Copa do Mundo terminou com uma vitória sobre a Irlanda por 2 x 0. A partida teve dois tempos completamente diferentes. Na 1ª etapa, o time de Dunga esteve totalmente omisso do jogo. Sem criatividade e com Kaká muito bem marcado, a seleção ficou esperando a Irlanda em seu próprio campo e tentava os contra-ataques. O gol saiu numa jogada irregular, na qual Robinho, claramente impedido, fez um cruzamento forte para a área e o zagueiro irlandês jogou contra seu próprio patrimônio. A vantagem no marcador não foi merecida. O time todo não esteve bem, mas Ramires, em particular, fez uma partida muito ruim. Esperava que ele fosse substituído logo no intervalo.

A volta para o 2º tempo foi com o mesmo time, mas a atitude mudou. Facilitada em parte pelo avanço da Irlanda, que buscava o empate, o Brasil voltou dominando amplamente a posse de bola e envolvendo o adversário com toques rápidos e com jogadas pelas laterais, especialmente do lado direito. Com a entrada de Daniel Alves no lugar de Ramires, a equipe ficou muito mais insinuante e a dupla Maicon/Dani Alves levou à loucura a defesa irlandesa. O lateral do Barcelona ainda perdeu um gol incrível, logo ao entrar em campo, quando roubou a bola de um defensor, driblou o goleiro, mas acabou chutando para fora com o gol escancarado. O segundo gol nasceu de uma bela triangulação entre Kaká, Robinho e Grafite, que deixou de calcanhar para o jogador do Santos arrematar com um belo chute colocado, no canto esquerdo do goleiro Given. Minutos antes, o mesmo Robinho ainda perdera um gol quase na linha da pequena área, após bela jogada de Kaká pela direita. O domínio brasileiro foi total e o placar poderia ser ainda mais dilatado.

Para mim, a briga pela lateral esquerda ainda está em aberto. Michel Bastos fez uma partida correta, mas nada para assegurar a titularidade. Creio que essa briga só vai acabar nos treinos antes da estreia na Copa. Daniel Aves, na meia-direita, deixa o time mais rápido e perigoso. Faz uma excelente dupla com Maicon. Seria meu titular absoluto. Palmas para Dunga que foi o primeiro a escalá-lo nesta posição durante a Copa América. O resto da equipe está definida. Em maio saberemos o grupo que irá nos representar na Copa.

As chances de Ronaldinho ir à Copa

A seleção brasileira faz seu último amistoso antes da Copa, hoje, às 17h, contra a Irlanda. A convocação de Dunga para este jogo me diz que as chances de Ronaldinho Gaúcho ir à África do Sul são mínimas. Apesar de ter recuperado parte de seu brilhante futebol, o meia parece não estar empolgando nosso Comandante. Ronaldinho ainda está longe de ser o craque que vimos no Barcelona, mas suas atuações nos últimos três meses melhoraram muito.

Hoje, na Folha de São Paulo, saiu uma matéria afirmando que os jogadores não querem Ronaldinho no grupo que vai à Copa. Vejo isto como um ato de defesa do próprio grupo, porque, se Dunga convocar o Gaúcho, alguém terá que ceder seu lugar.

Particularmente, eu levaria o Ronaldinho. É claro que antes seria preciso uma conversa pra fazê-lo entender que não seria o titular e, se quisesse ajudar no banco de reservas, seria muito bem-vindo. Um jogador com o talento do Gaúcho pode decidir uma partida. Pode decidir um Mundial. Se o Kaká se machuca, vamos esperar que o Júlio Baptista resolva a Copa pra gente?

O grupo que eu mandaria à Copa é exatamente o que está na Inglaterra, exceto por Luís Fabiano no lugar do Grafite e Ronaldinho no de Kléberson. Agora só nos resta esperar pela convocação final em maio e ... torcer!!!

1 de março de 2010

Santos imaturo / Choro do Mano

A vitória do Santos no clássico foi incontestável. O time da Vila Belmiro foi muito melhor durante todo o jogo, mas na minha opinião mostrou certa imaturidade, até certo ponto desculpável pela baixa idade dos seus principais jogadores, mas é algo que o técnico Dorival Jr. vai ter que trabalhar em cima. Digo isso porque quando a equipe esteve com 2 jogadores a mais, ao invés de matar o jogo, ficou fazendo gracinhas e quase acaba penalizada com um gol de empate no finalzinho. Se Tcheco não fosse tão ruim de cabeça, o castigo teria vindo e seria merecido. Além disso, achei Neymar nervoso na hora da cobrança do pênalti. Jogador que arruma a bola pra bater 2 vezes, mostra que não está confiante para a cobrança. Mostrou que sabe tudo logo depois, ao marcar um belo gol de virada.

As declarações de Mano após a partida merecem um comentário a parte. O time do Corinthians entrou em campo muito "pilhado". Não sei bem o porquê, mas todas marcações contra a equipe do Parque São Jorge geravam inúmeras e insensatas reclamações por parte de seus jogadores. O pênalti cometido pelo Roberto Carlos foi claro e sua expulsão merecidíssima, após se jogar dentro da área. A expulsão do Moacir também foi corretíssima. Os comentários do Mano que a imprensa anda "protegendo" o time do Santos. Que os garotos não podem ser tocados, me parece choro de perdedor. A imprensa tem o dever de prezar pelo jogo limpo. A violência não faz parte do futebol.
 
BlogBlogs.Com.Br Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil License.